Estudo de Números (capítulos 13 a 15)

 

Estudo de Números cap. 13 vers. 1 a cap. 15 vers. 41
Deve ser feita a leitura de Números 13:1 a 15:41 antes ou durante o acompanhamento deste estudo:

1 - O PECADO DOS ESPIAS

Números capítulo 13, lida com o envio dos espias à terra de Canaã; aparece logo após Miriã ter murmurado sobre Moisés. O comentário dos espias também pode ser considerado uma forma de murmuração.

Murmuração é talvez uma das formas mais comuns de pecado da língua. O resultado da história indica o quanto é séria a murmuração aos olhos de Elohim. Note que, assim como o pecado de Miriã, este também é tratado com bastante severidade.

2 - DUVIDANDO DE ELOHIM

Outro indício do que deu errado pode ser visto no fato de que Elohim já havia proclamado que os Israelitas tomariam a terra - não havia necessidade do envio de espias. No entanto, Elohim permite a Moisés enviar os espias. Por quê? Esta passagem mostra a paciência de Elohim com nossa falta de fé. Lembre-se do caso de Tomé. O que disse Yeshua a Tomé?
"Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia"
(João 20:27). Note a última frase. É este o objetivo de Elohim em nossas vidas! Ele não quer ter que enviar espias, ele quer que paremos de duvidar e creiamos nEle!

3 - ACOMODAÇÃO ESPIRITUAL

Esta passagem também nos traz à tona um tema interessante. Um dos problemas dos espias era a acomodação espiritual. Estavam por demais acostumados com a situação de que Elohim tudo providenciaria. Quando perceberam que poderiam ter que lutar, murmuraram. Yeshua nos disse que o jugo dele é leve e o fardo é suave. Mas ele não disse que não haveria jugo. A situação dos espias nos lembra a heresia da 'prosperidade', muito comum atualmente, de que Elohim é Papai Noel. Veja a gravidade do que ocorreu aos espias! Não podemos brincar com Elohim. Elohim prometeu ao povo a vitória, mas a vitória requeria que o povo fizesse a parte dEle. Quando pedimos ajuda ao SENHOR, estamos nos lembrando de fazer a nossa parte?

4 - QUEM ERAM OS NÉFILIM?

No final Números 13, vemos uma referência aos descendentes dos néfilim. Mas quem eram os néfilins?
Apresendo aqui a história deles, segundo a tradição judaica:
Nos anos que antecederam ao Dilúvio, quando a violência e a promiscuidade perverteram a terra, dois anjos pediram ao Altíssimo para irem habitar entre os homens a fim de santificar o nome de Elohim.
Segundo a tradição, estes anjos eram Shamachazi e Azael. Elohim concedeu o pedido deles e os fez seres materiais.

Tão logo Shamachazi e Azael tiveram contato com o mundo material, eles também se corromperam e tiveram um papel primordial na corrupção humana. Seus decendentes eram como gigantes (os Néfilins), e alguns sobreviveram ao dilúvio. Especula-se que Golias fosse um dos néfilins. Naturalmente, não sabemos se esta história de fato ocorreu, muito embora a tradição judaica seja muito forte na preservação de relatos. Mas esta história nos lembra que até os anjos podem (como já ocorreu), se corromper. Estamos falando de seres que estão ao lado do ETERNO. Portanto, por mais próximo que seja nosso relacionamento com o ETERNO, lembremo-nos sempre de que tudo é pela misericórdia dEle. Se nos afastarmos dEle, certamente cairemos.

5 - ARREPENDIMENTO VERDADEIRO?

Em Números 14, além do tema já tratado acima, encontramos um relato curioso. No final do capítulo, alguns dos israelitas reconhecem que pecaram, e portanto dizem que vão subir à terra. Isto após o SENHOR ter dito que eles não entrariam na terra, mas sim pereceriam no deserto. Moisés tenta argumentar com eles para que não façam isso, pois morreriam. Mesmo assim, os 'arrependidos' vão à terra e são mortos pelos amalequitas. Será que Elohim não os perdoou? A questão está na sinceridade do arrependimento deles. Será que se estivessem de fato arrependidos teriam questionado à ordem de Moisés de não subirem à terra? Creio que João definiu bem o que ocorre com certas pessoas, e que foi certamente o caso dos espias. Ele disse a um grupo de Fariseus:

'Dêem fruto que mostre o arrependimento!' (Mateus 3:8)

O verdadeiro arrependimento gera frutos, gera mudança de atitude. Isto não ocorreu com os espias.

6 - A GRAVIDADE DE NÃO CONFIAR EM ELOHIM

O pecado do povo de não confiar em Elohim foi muito grave. O SENHOR disse: 'Até quando sofrerei esta má congregação, que murmura contra mim?'

Será coincidência que após o pecado de nossos antepassados, esta data tornou-se absolutamente negra para nosso povo. Ambos os templos em Jerusalém foram destruídos nesta mesma data. Pode ser coincidência, é claro, mas serve de alerta de quando pecamos, as consequências podem atingir a outros.

7 - O TZIT-TZIT

Em Números 15:38-39, vemos a recomendação de SENHOR para que o povo fizesse franjas em suas vestes e colocassem nestas franjas um cordão azul. Estes são os chamados Tzit-tziyot (plural de tzit-tzit).
O objetivo destas franjas é lembrar ao povo dos mandamentos de Elohim. Quem tem o hábito de usar tzit-tzit diariamente sabe o quanto esta recomendação é abençoada, pois nos ajuda a pensar duas vezes antes de pecar (pois lembramos dos mandamentos do ETERNO).

8 - O CAMINHO DE SAFIRA

Mas, por que o cordão azul? A resposta está em Êxodo 24:10 'e viram o Elhim de Israel, e debaixo de seus pés havia como que uma calçada de pedra de safira, que parecia com o próprio céu na sua pureza.'
Segundo a tradição judaica, e não há razão para duvidarmos deste relato, as tábuas dos 10 mandamentos eram de safira. O cordão azul representa exatamente o caminho de safira ou os 10 mandamentos. Ora, isto nos trás uma grande revelação: a visão dada ao povo nos mostra que SOMENTE ELOHIM é capaz de andar nos caminhos dos mandamentos dELe. Por isso Yeshua veio. O caminho de safira leva ao trono do ETERNO. Sem Yeshua, não conseguimos seguir o caminho. Esta é a lembrança que nos traz o tzit-tzit: sem Yeshua, é impossível chegar a Elohim.

 

www.evangelizacaopessoal.com

www.mulhercrista.evangelizacaopessoal.com

http://tagseextras.vila.bol.com.br

http://meuquartocorderosa.vila.bol.com.br

http://tthatthy.zip.net

3 comentários sobre “Estudo de Números (capítulos 13 a 15)

Deixe um comentário