AS FÉRIAS SE APROXIMAM

 

No mês de julho as crianças entram de férias. Férias é sinônimo de lazer, estagnação, relaxo, passeio e diversão. No aspecto social das crianças é muito bom. Alguns viajam. As férias são compreendidas como um momento oposto do período de estudo ao descanso. O descanso faz parte do contexto das crianças. Necessário que elas sejam acompanhadas por um adulto e responsável.

A responsabilidade recai principalmente aos genitores. No que tange ao diálogo, estabelecendo a comunicação entre filhos e pais. A comunicação precisa ser revestida de um espírito amável. Onde o diálogo some a comunicação fica bloqueada e dispersa. As crianças sabem que precisam de um comando de autoridade que são os pais. E esta harmonia inclui a satisfação espiritual deles.

Os pais precisam comunicar a Palavra de Deus. Lendo textos bíblicos que tragam mensagens reflexivas e levem os pueris a pensarem a respeito disso. Eles gostam de histórias ao dormir, então, se você estiver “no pó da goiaba”, permita-me essa linguagem coloquial, assim mesmo conte-lhe histórias.

Os pais precisam orar por eles. Orem e coloquem diante Deus os seus filhos. Diga a Deus que os meus filhos te pertencem e é a herança do Senhor. E dessa forma peça a orientação divina para que Ele possa conduzi-los em seus propósitos aqui na terra. Afinal, nós criamos filhos para o Senhor Deus. Penso e creio desta maneira. Os filhos são bênçãos emanadas do Criador, portanto, nada mais justo consagrá-los a Ele.

Os pais precisam ensiná-los a orar. Neste caso, ensinando a dirigir a sua oração ao Todo-Poderoso. As orações infantis elas são revestidas de inocência e isso aprecia mais ao Senhor. Eles precisam vivenciar pequenas experiências de fé. Orando, confiando e deixando eles olharem com os olhos da fé que Deus pode respondê-lo.

Enfim, as férias estão chegando. Portanto, no campo espiritual não existe férias. Porque a vida ela consiste embates diários a luta do Bem versus o Mal é constante. O preparo maior é quando se encontra em descanso. Onde as lutas se travam em campos não observados à olhos nus.

Queridos pais, hoje, você orou pelo seu filho? Leu as Sagradas Letras que podem torná-los sábios e inteligentes. Caso contrário, comece nessas férias e continue diariamente a peleja de estar do lado deles em constante busca a Deus.

Élcio Cunha

Anúncios

4 comentários sobre “AS FÉRIAS SE APROXIMAM

  1. A DIFERENÇA ENTRE
    UM CORREDOR EXTRAORDINÁRIO X UM CORREDOR NORMAL

    O que significa correr uma Maratona? Muita coisa. O percurso de 42.195m não é para qualquer um. É preciso uma disposição singular e ímpar. Correr requer do corredor: energia, força e resistência para suportar tudo. Durante a corrida aparece a sede, a fome, o calor, a dor no estômago, pernas, pés etc. Daí começa o desafio do corredor.

    Além desses desafios existem os outros. A superação entre você e o outro. Os valores como determinação, paciência e perseverança devem estar gravadas no coração do atleta. São valores intrínsecos que permeia um campeão.

    O que diferencia um corredor extraordinário do corredor normal?

    O corredor normal treina de segunda à sexta-feira. Porém, quando chove ele não treina, quando faz frio não treina, quando aparece uma dorzinha do dia anterior já protela o treinamento.

    O corredor extraordinário ele treina de segunda à sexta-feira, treina também sábado e domingo e duplica nos feridados. Treina quando chove ou faz frio. Mesmo com dores musculares ou incômodos ele o faz. O extraordinário não limita, e sim, tenta a superação de si mesmo, de sua própria capacidade e limitações.

    Corredor normal faz apenas a sua parte. Ele quer apenas ficar em forma, ter saúde. Já o extraordinário deseja competir, de maneira a superar as suas próprias debilidades. Ele esforça, e torna a esforçar. De modo que um técnico chegou afirmar “Só treino leva a perfeição”. O extraordinário procura superar as suas próprias imperfeições de modo a vencer a si mesmo e os seus obstáculos.

    Vencer uma maratona como aconteceu nessa em São Paulo. O brasileiro mostrou sua paciência e persistência. O corredor normal vislumbra vencer uma corrida, porém fica apenas na normalidade. O corredor extraordinário não vê o fim, mas sabe que o mínimo que faz o leva a perseverar e a crer, mesmo sendo invisível a chegada e a impossibilitada de vencer aparentemente, percorre na esperança de superar suas próprias marcas. Chega e acredita que pode ser campeão.

    A diferença simples consiste que o Normal é diferente do Extraordinário. Face ao simples fato de o normal espera vencer sem ultrapassar os seus próprios limites, já, o extraordinário primeiro experimenta vencer suas próprias barreiras seja ela física, da sede, da fome, da dor, pela persistência, pela paciência e pela constância.

    Portanto, o corredor normal chega a ser mais um dentre a multidão que corre. Já o corredor extraordinário se torna especial face as suas condições e limitações que levam a superar a si mesmo, e a se tornar um campeão que pode demorar, mais com certeza vai chegar esse dia.

    Élcio.

    Um grande abraço.
    No Senhor Jesus.

  2. VOCÊ CONHECE O ANIVERSARIANTE?

    Este é o mês dos presentes. Neste mês, muitas pessoas, pretendem realizar um ato bondoso. Pois ele mexe com a alma de todo o ser humano. A troca de presente entre amigos faz parte da rotina entre nós, brasileiros. As pessoas tendem a compartilhar um sentimento festivo e alegre.

    É o momento de realizar principalmente a atitude do verdadeiro cristão. Hoje em dia, muitas pessoas se dizem cristão, mas, a marca do cristianismo se aprofunda no Perdão e no Amor. Sabe-se que muitos perseguiram, muitos ofenderam, muitos pisaram em seus empregados, muitos estavam por cima. No entanto, este é o momento de reconhecer todas as falhas, momentos de despir do “Antigo homem”, da natureza antiga, que Paulo retrata em suas cartas paulina.

    Para você vencer a si próprio, exige de você a superação do seu próprio ego. Ele está amargurado, ofendido, chateado com pessoas próximas, com chefes, com vizinhos, mas, a hora é agora. Pedir perdão é a marca que faz a diferença. Onde o patrão pede perdão ao seu empregado, onde funcionário pede desculpas. Depois se abraçam e renovam laços de estima e respeito.

    Sabe, amigos (as) não deixe a marca do mal realizar uma nódoa em seu coração. Porque aquela “manchazinha” pode transtorna todo o seu equilíbrio emocional. Por isso que Paulo sempre exortou aos irmãos, “Vença o mal com o bem”. E isso ocorre bem próximo de nós. Portanto, vocês serão verdadeiros seguidores de Jesus Cristo, o Aniversariante, se souberem, de fato, “Amar como ele ensinou a amar” como mandamento primordial em suas vidas. Pense nisso.

    Um grande abraço.
    No Senhor Jesus.

    Élcio Cunha.

  3. UMA QUESTÃO DE PERSEVERANÇA

    Um cidadão aproveitou o mês das férias. E propôs consigo mesmo renovar propósitos de melhorar a sua própria auto-estima. Ele começou a caminhar, logo, depois estava dando “trotes”, ou explicando em português claro: “correndo à moda “pro cotó”, igual a cavalinhos em movimentos vagarosos. Mas, para isso era preciso perseverar. As dores musculares logo aparecem. E no dia seguinte se torna cansativo. Entretanto, Ele manteve as caminhadas de leve durante o mês de janeiro.

    Amigo, nossa vida consiste em perseverar num alvo. Todos nós precisamos de um alvo a ser alcançando. E por isso, você precisa perseverar. A perseverança se enquadra numa das virtudes e que qualquer ser humano poderá adotar em sua vida. E para perseverar é preciso determinar, estar pronto para alcançar a vitória.

    Ser cristão tem sido uma tarefa difícil. Porque o nome sugere um discípulo de Cristo. E comparar ao Mestre se torna estreita a relação de Senhor e servo. Por isso, Ele chega a dizer: “Sê fiel até a morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. Uma forma inequívoca de que o seguidor deverá permear o caminho que conduz à vida. Poderá o servo servir a dois senhores? Não, de hipótese alguma. Todavia, confunde-se aquele que pode fazer tudo. Quando Paulo diz: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”. Naquilo que poderá ser uma fortaleza.

    Quando o seu senhor lhe fortalece para prostituir, logo, você atende uma demanda do seu senhor. Porém, quando o seu Senhor lhe diz respectivamente; “Resisti ao Diabo, ele fugirá de vós”. Resisti às vontades humanamente de desejos escusos e ofensivos à sua grandeza espiritual. Dessa forma, será apropriado não acatar e não obedecer às ordens contrárias ao seu crescimento espiritual.

    Portanto, diletos, manter-se perseverante e fiel. É uma das virtudes que eleva o sentimento do verdadeiro cristão, por isso, requer nos dias de hoje, cristãos não somente de palavras, mas por obras que glorificam a Deus, e ao seu Santo nome.

    Um grande Abraço.
    No Senhor Jesus.

    Élcio cunha

  4. SUAS MUDANÇAS PODEM MELHORAR A SOCIEDADE

    O mundo está rodando todos os dias. O planeta é visto como uma bola. O sol nasce e se põe toda à tarde. As pessoas tentam nos moldar e nós levamos a outros a serem iguais a nós. Trata-se de um círculo virtuoso. Nós somos partes dessa engrenagem e sofremos a influência do todo pelas partes.

    Os pensamentos interagem por meios diversificados. As pessoas relacionam-se por palavras, pensamentos, por atitudes, por agregar-se a um grupo social, eclesiástico, profissional, esportivo etc.

    As influências estão ligadas pelas pessoas que você mantém contacto, permite escrever dessa forma. As gerações distanciam p.ex., a geração nova quer se impor por ser novo, e a geração antiga precisa do respeito da atual. Os pensamentos estão longe. As crianças preferem músicas atuais, agitadas ou movimentos badalares. Os mais antigos preferem músicas com sentido e que marcaram as suas vidas.

    A sociedade é influenciada pelos mecanismos tecnológicos. O cidadão necessita se aprimorar em suas ferramentas de trabalho, caso contrário, ficará desatualizado ou ultrapassado. Pessoas que ignoravam o estudo, agora, retornam aos bancos escolares no intuito de buscar conhecimento ou ter uma profissão que defenda o “Arroz de cada dia”.

    Há pessoas que precisam passar pelos vales das necessidades, para poder, retomar com impulso o rumo de suas vidas. Entretanto, há outros que se preparam cotidianamente para enfrentar os avanços da própria ciência. A ciência pode ajudar o homem, porém, pode trazer exigência penosa para o próprio homem.

    Dias atrás mostrou que a indústria já substituiu os cortadores de cana, e foram suprimidas as queimadas, melhorou o meio ambiente sem dúvida. Porém um problema social trouxe para os trabalhadores da cana, ficou sem o trabalho, ou a prestação de serviços e sem o ganha-pão.

    A problemática que se levanta é que muitos cidadãos deixam para acordar frente às novidades que surgem no dia-a-dia muito tardiamente. Por isso que levo a despertá-lo na busca de novos conhecimentos, novas habilidades ou capacidades que precisam ser encorajadas em você.

    As mudanças precisam ser acordadas desde a infância nas crianças, principalmente na preparação para a vida e suas adversidades. As adversidades servem para aprimorar o ser humano. Tiram-no do comodismo estático, faz a dinâmica de despertá-lo para novas frentes de atividades. Avante!

    Portanto, dileto, estas minhas palavras a qual me dirijo a você, é justamente para motivá-lo para o dia chamado hoje. Reajuste os seus conceitos, reorganize os seus planos, reorganize suas forças, reorganize as suas idéias e avance, pois há um Deus lá em cima que está olhando para você e Te ama muito. Saiba disso que Deus está pronto a te ajudar. Basta você querer a Sua ajuda. Confie que Ele pode todas as coisas.

    Élcio Cunha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s