Cura – Esperando a solução de Deus

 

João 5:1-9 – A cura de um paralítico: “Em Jerusalém, junto a porta das ovelhas (era uma das entradas existentes no muro de Jerusalém), haviam tanques – reservatórios que geralmente era escavados na rocha, alguns com até 5 pavilhões que coletavam água da chuva para consumo humano e outros fins. O tanque de Betesda que em hebraico significa “casa de misericórdia , era um lugar bem conhecido, onde se reuniam os aleijados e doentes em virtudes de curas milagrosas atribuídas às suas águas.

O primeiro passo para a resolução de um problema, seja ele físico, emocional, financeiro ou espiritual, é admitir que estamos com uma necessidade e precisamos de uma mudança.

Jesus fez uma pergunta muito importante ao homem que jazia na borda do tanque de Betesda havia 38 anos enfermo:”Queres ser curado?” (João 5:1-9). Em outras palavras: Vc se importa com o seu problema o suficiente para fazer alguma coisa a respeito, mesmo que isso exija alguma ação, esforço, sacrifício ou até sofrimento da sua parte?

Aqui qdo falamos ação, esforço, sacrifício e sofrimento, estamos falando de compromisso. Compromisso = seguir a Jesus Cristo e isso te leva a fazer uma escolha, negar o teu próprio desejo e segui-lo ou manter o teu próprio desejo e estar sozinho Mateus 16:24

Eu não sei qual é o teu problema, mas hj eu te peço olhe para vc, avalie agora como está sua vida, como vc tem andado, o que vc tem feito, o que tem sentido: medo, angustia, dúvida, pavor, o que vc tem levado para dentro da tua casa: músicas mundanas, novelas, desenhos de brigas, contendas, o que tem saído da sua boca: palavrões, mentiras, fofoca, calunias, avalie como vc está diante do Pai, pergunte a Ele se vc o tem agradado.

Na época em que aconteceu a cura deste paralítico na tanque de Betesda e hoje, existem 2 tipos distintos de pessoas que buscam alguma benção de Deus:

1. as pessoas ou multidão do Tanque de Betesda,

2. e a multidão que seguia a Jesus!

Aquela multidão que rodeava o Tanque, simboliza para nós hoje as inúmeras pessoas que esperam receber algo de um ritualismo religioso, isto mesmo! O Tanque de Betesda é símbolo do formalismo religioso, onde jazem milhões e milhões de pessoas ao redor de um símbolo religioso, aguardando que um dia aconteça alguma coisa que os tire desta situação! Este grupo é levado pela superstição e pelo ritualismo…

Ao contrário destes, o grupo que segue a Jesus, é dinâmico, cheio de satisfação e alegria por ver as maravilhas de Deus!

Assim temos que ser nós. Irmãos precisamos nos render a obra do Espírito Santo que é a Palavra Viva em nós, Romanos 12:2 (fala: não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus),

isso aumenta a nossa fé, mas para isso temos que ter maturidade espiritual, só assim ouvimos a voz do Espírito santo, mostrando em nós o que é bom ou ruim, por isso precisamos ser humildes para reconhecer que somos pecadores e dependentes 100% de Deus.

Aqui dar exemplos da minha própria vida: há mais ou menos 10 anos atrás, nós fizemos um curso de Libertação e aprendemos muitas coisas e tbm tomamos a atitude de mudar muitas coisas em nossas vidas, ex. eu não escuto mais músicas do mundo, (contar a música da feitiçaria) não assisto a novelas, vc sabe o que tem por trás da novela, além da prostituição, brigas, mentira…… o escritor pega a história que ele escreveu, leva para um centro de umbanda e enterra lá, ele fez um pacto com o diabo para que a novela seja um sucesso e qdo vc lá na sua casa, senta para ver a sua novela, vc está dando autoridade para aquele terreiro de umbanda entrar dentro da sua casa, qdo aprendi isso nunca mais assisti, em casa vigiamos muito o que a Julia assiste, ensinamos a ela o que acontece qdo mentimos… , oro todos os dias pedindo a Deus que me faça sensível a voz do Esp. Santo, que qdo cometo algum erro Ele me fale na hr, tem coisas que vou comprar que primeiro pergunto: Pai vai te agradar, não sou certa em tudo o que faço, mas já melhorei muito como pessoa, eu era só a misericórdia e Deus está me moldando, a tal ponto que hj as pessoas me pedem uma resposta de oração, uma resposta para algo que precisam e enquanto eu não ter a certeza de Deus, eu não respondo, aquele ímpeto, aquela ânsia, pelas coisas, o eu acho isso ou aquilo o Pai tem me curado, tenho aprendido a ouvir mais do que falar.

Voltando ao texto chave de João 5:1-9, aquele homem qdo respondeu a Jesus, ele respondeu como acontece muitas vezes conosco, com autopiedade: “é eu quer ser curado, mas não consigo chegar até lá, , não tem mais jeito, eu não mereço mesmo, eu, eu, eu ….” Como aquele que está em Betesda:

Os que ficam em Betesda, descerão seus cinco pavilhões:

1) O Pavilhão do Egoísmo. “O primeiro que entrasse no Tanque…” ( Jo 5.4). em Betesda, a benção era somente para o primeiro, com Cristo a benção é para todos ( Mt 12.15);

2) O Pavilhão do Favoritismo. “Não tenho ninguém que me ponha no tanque” ( Jo 5.7 ). Os doentes ricos, pagavam turnos de empregados para os lançarem na água quando ela fosse agitada, aquele coxo, porém, não possuía condições para tal. Ao contrário disto, Jesus nunca observou posição social para abençoar alguém!

3) O Pavilhão do Comodismo. “ Nele jazia grande multidão… esperando o movimento…” ( Jo 5.3). Aquelas pessoas estavam em total inatividade e indiferença. As Escrituras nos incentivam sempre a buscar e lutar pelo que precisamos, e não ficar esperando algum movimento acontecer ( Js 1.6,7);

4) O Pavilhão da Frustração. “Enquanto estou tentando entrar, desce outro antes de mim” ( Jo 5.7). Aquele homem estava sofrendo a 38 anos em volta de uma esperança vazia ( o Tanque ), que nunca o pode ajudar, em contrapartida, os evangelhos nos mostram que todos aqueles que foram sinceramente a Jesus, receberam a sua benção!

5) O Pavilhão da Cegueira Espiritual. “…Queres ser curado?… Senhor, não tenho ninguém que me ponha no Tanque…” ( Jo 5.6,7). Ele não conseguia enxergar quem lhe falava! A pergunta de Jesus era simples e objetiva, mas aquele paralítico estava preso ao ritualismo do Tanque! Os rituais desprovidos de sinceridade e de poder de Deus, assim como as superstições religiosas afastam o homem de Cristo e da simplicidade do seu evangelho! ( Cl 2.16,18; I Tm 4.7 ).

– Uma pessoa assim dificilmente consegue ser curada, pq ela mesma não quer, ela já se conformou com a situação em que está.

Mas como nós temos um Pai amoroso, que conhece todos os nossos desejos, até os ocultos como Ele conhecia o daquele homem, Ele ignora a nossa choradeira e nos coloca a prova: Levante-se, diz –ele. Pegue o seu problema e vá andando, não espere que os outros sintam pena de vc, levante-se.

Se vc precisa de um toque do Sr. Pergunte a si mesmo se está tão ansioso para ver a situação resolvida, que estaria disposto a fazer alguma coisa a respeito. Qdo Deus vê que somos obedientes a sua vontade e que estamos dispostos a fazer o que for necessário para ficarmos curados, ele nos envia o socorro de Jesus por meio de uma pessoa, de um versículo da Palavra ou de um novo pensamento que Ele coloca em nossa mente. Devemos seguir a orientação de Deus, pois Ele nos criou e sabe exatamente o que precisa ser feito para nos curar.

Ele está dizendo para vc nesta noite: Levante-se, não importa o teu problema, estou aqui, abra o teu coração, pegue tudo e jogue no lixo, tenha uma nova vida, receba a tua cura, creia a partir de hj que estou fazendo um novo na tua vida, naquela situação, um novo no que vc acha impossível, Levante-se.

Pra. Sueli

Anúncios

6 comentários sobre “Cura – Esperando a solução de Deus

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s