ALIMENTO SÓLIDO

 

Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.(Hebreus 5:13 a 14)

A escola ensina a criança a ter responsabilidades civis, a ser um bom cidadão.Por sua vez é em casa que os pais devem ensinar as crianças a serem educadas e principalmente a ter uma orientação voltada a Deus.

Nenhum pai pode colocar a responsabilidade da educação de seus filhos a um órgão público, eles apenas complementam a educação. Caso o pai ou mãe são negligentes quanto aos ensinamentos dos filhos, quando maiores, as conseqüências podem não ser satisfatórias, pois a má educação “em casa” é refletida nela mesma.

Por outro lado, é dever dos pais ficar de olho nos filhos e ver com quem eles estão andando, pois a Palavra de Deus é bem clara quanto a isto:

Não vos enganeis. As más companhias corrompem os bons costumes.(I coríntios 15:33)

Lamentavelmente em muitos lares, os pais são dignos de honra, mas não vigiaram o suficiente e seus filhos acabaram sendo “ludibriados” por pessoas de má índole e o resultado na formação do caráter do filho, ficou muito aquém do esperado, mas nada que um pedido de um pai , através de orações a Deus , não seja atendido.

Na vida espiritual também é assim, quando iniciamos a nossa vida espiritual, debaixo dos primeiros ensinamentos do mundo, mas a partir do momento que Cristo entra verdadeiramente em nossas vidas, vivemos na plenitude dos tempos e não vivemos mais na velhice da Letra.

E agora, em Cristo tudo é novo, inicialmente, recebemos o leite espiritual e com o passar do tempo, vamos nos alimentando de comida sólida e este alimento é a leitura da Bíblia, assim vamos crescendo na Graça.

Por isto a preocupação do autor da carta aos Hebreus quanto a nossa fortificação pela Graça, não com alimentos , como muitos se preocupam:

Não vos deixeis levar por doutrinas várias e estranhas; porque bom é que o coração se fortifique com a graça, e não com alimentos, que não trouxeram proveito algum aos que com eles se preocuparam.(Hebreus 13:9)

Como um bom atleta, devemos exercitar a leitura da Palavra de Deus e nos alimentando com alimento sólido e não ficarmos somente no leite, pois quem se alimenta só com leite ainda é criança e não tem as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como mal, conforme podemos ler abaixo:

ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu; e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, sendo por Deus chamado sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Sobre isso temos muito que dizer, mas de difícil interpretação, porquanto vos tornastes tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.(Hebreus 5:8 a 14)

Por isto, nada melhor do que tirarmos um tempo para a Leitura da Bíblia e por também em pratica os ensinamentos propostos por Cristo, assim certamente as nossas faculdades são exercitadas para discernir tanto o bem como o mal.

Existe até um ditado popular:Quem Lê sabe mais!

 

Paulo Sérgio

Anúncios

2 comentários sobre “ALIMENTO SÓLIDO

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s