Final da Escalada

Meditação: Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra. (Mateus 5:39)

 

Pensamento: Retribuir o bem com o bem é natural; retribuir o mal com o bem é sobrenatural.

 

Leitura: Mateus 5:38-48.

 

Mensagem:

Final da Escalada

 

            O pastor de uma igreja de um bairro pobre da cidade disse à sua congregação: “Algumas pessoas crêem no ‘olho por olho’. Mas neste bairro a regra é dois olhos por um olho. Você nunca vai conseguir ajustar contas; você só vai aumentar as conseqüências”. Os ouvintes acenaram com a cabeça, em solene reconhecimento da realidade que enfrentavam todos os dias.

            Já vimos isso acontecer no pátio de uma escola ou mesmo nos nossos próprios lares. Uma criança briga com outra durante um jogo. A que foi empurrada vem tirar satisfações, os empurrões aumentam rapidamente e desencadeiam uma briga. É um processo de retaliação e intensificação, em que cada ato de vingança excede aquele que o provocou.

            Em Mateus 5, Jesus tratou de algumas questões sobre relacionamentos pessoais, ao apresentar o padrão para aquilo que agrada a Deus: “Vocês ouviram o que foi dito… Mas eu lhes digo…” (vv. 38-39). O que ele disse sobre oferecer a outra face, caminhar mais uma milha com alguém, e dar àqueles que nos pedirem pode soar tão radical e irreal para nós como para os que ouviram pela primeira vez essas palavras (vv. 38-42). Estamos nós dispostos a ponderar e orar a respeito dos ensinamentos de Jesus? Estamos prontos a aplicá-los quando sofremos injustiças em casa, no trabalho ou na escola?

            O ciclo da intensificação pode ser quebrado por uma pessoa corajosa que, cheia de fé, se recusa a contra-atacar.

 

FONTE:

David C. McCasland

Nosso Andar Diário

Ministério RBC

Blogged with Flock

Tags: , ,

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s